O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Ministro defende reforma universitária
Publicado em: 14/07/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Ministro defende reforma universitária

Convidado para abrir o ciclo temático "Educação e Inclusão Social", na 55 Reunião Anual da SBPC, o ministro da Educação, Cristovam Buarque, defendeu uma ampla reforma do sistrema universitário. Um dos pontos citados pelo ministro é a revalidação periódica dos diplomas universitários, para o exercício profissional.

"Não dá mais para continuar com o conceito do ex-aluno. A idéia é que o profissional estude mais depois de formado do que na época da graduação", afirmou Cristovam Buarque, para uma platéia que lotou o Teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) durante a conferência realizada na segunda-feira (14/07). De acordo com o ministro, assim como o piloto que precisa atualizar o seu brevê, um médico deveria ter de revalidar o seu diploma periodicamente. "Isso também vale para outras profissões", disse.

Cristovam Buarque também destacou a importância de as universidades estarem voltadas para a redução das desigualdades sociais. Segundo ele, o conhecimento gerado na academia deve ser utilizado como umelemento de inclusão social. "Se continuarmos nesse ritmo, daqui a 50 anos só haverá desenvolvimento para poucos. Um sexto da população terá seres sadios,vivendo mais e com melhor qualidade de vida. E cinco sextos estarão vivendo menos e em condições de pobreza", afirmou.

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes