O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Núcleo Pró-Acesso da UFRJ ganha moção de congratulações
Publicado em: 07/12/2006
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Núcleo Pró-Acesso da UFRJ ganha moção de congratulações

Exemplo de falta de acessibilidade: no banheiro da Escola Nacional de Belas Artes, rodas não entramA Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro concedeu, nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, no Palácio Pedro Ernesto, uma moção de congratulações aos pesquisadores do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ. A homenagem foi em reconhecimento ao mérito científico do trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de pesquisadores do núcleo, vinculado ao programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da universidade. Ao longo dos últimos anos, várias das iniciativas empreendidas dentro do mesmo programa contaram com o apoio da FAPERJ, através do programa Cientista do Nosso Estado e outros auxílios, e do CNPq.

Com um trabalho pioneiro no país dedicado à pesquisa, ao ensino, ao planejamento e ao projeto de ‘espaços inclusivos’, o núcleo coordenado por Cristiane Rose Duarte e Regina Cohen busca a integração sócio-espacial das pessoas com deficiência, por meio de um design universal que reduza as barreiras à acessibilidade no cotidiano. "Não existem no Rio outros grupos com atividade de ensino e pesquisa em acessibilidade, somos os únicos. Como o estado do Rio de Janeiro é uma vitrine para o resto do país e no Brasil também são poucos os que trabalham com o tema , achamos que outros grupos possam se espelhar no nosso trabalho e multiplicar ações em acessibilidade", diz a coordenadora.

Algumas pesquisas do núcleo geraram estratégias para inserção de pessoas com deficiência nas praças e espaços públicos. Da mesma forma, com estes estudos foi possível sugerir projetos de brinquedos adaptados para crianças com deficiência, analisando, por exemplo, a essência dos espaços arquitetônicos a partir da percepção de pessoas cegas. Atualmente, o grupo trabalha em busca de estratégias para uma arquitetura que permita o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção e/ou deficiência sensorial em escolas públicas.

Da mesma forma, o núcleo produziu cartilhas para ajudar arquitetos e engenheiros a projetarem edifícios dentro das normas de acessibilidade, desenvolveu metodologias para a elaboração de guias turísticos de cidades acessíveis e ferramentas de análise da acessibilidade em edifícios públicos.

Na biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ só entra quemsobe escadaO núcleo existe desde 1994 e conta com seis integrantes fixos, mais um número flexível de alunos, que participam das atividades durante a elaboração de suas teses de doutorado e mestrado. "Fazemos também prestação de serviços, elaborando projetos de habitação popular para pessoas com deficiência, voltados para a população de baixa renda. Esses projetos são desenvolvidos gratuitamente. Como já somos conhecidos junto às associações de pessoas com deficiência, muita gente nos procura", explica Cristiane.

As pesquisas desenvolvidas pelo núcleo, com foco nos aspectos da arquitetura e do urbanismo inclusivos já foram anteriormente laureadas, por exemplo, com o Prêmio Internacional da Associação Européia de Ensino de Arquitetura pela melhor metodologia de ensino no setor, e moção de aplausos concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pelas relevantes contribuições à pesquisa em acessibilidade. "Várias teses e dissertações estão disponíveis no programa de pós-graduação em arquitetura da UFRJ. Em nosso site, também disponibilizanos alguns artigos científicos sobre o tema", diz a coordenadora.

Para mais informações, visite o site do Núcleo Pró-Acesso em http://www.proacesso.fau.ufrj.br

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes