Alcílio Vieira |
Feiras livres: bagos de jaca |
Durante a pesquisa, Vieira fez visitas mensais a quatro locais diferentes: boxes de polpas congeladas e ao natural da Ceasa (Central de Abastecimento), no bairro de Irajá, hortifrutis, supermercados e feiras livres. Durante as visitas, o agrônomo comprava frutas, identificava os locais em que as encontrava e como era feito o comércio, se em polpa ou ao natural. "Esta etapa foi muito importante. Os dados do estado indicam que se trata de um comércio em expansão, que até o momento vem crescendo a 20% ao ano. São acerolas, jabuticabas, melancias baby, melões net, melões pele-de-sapo ou espanhol, miniabacates ou avocados, pinhas e romãs, entre outras. Várias delas são espécies vindas do Nordeste, embaladas na Ceasa de São Paulo e levadas para a Ceasa de Irajá, que as distribui para o comércio varejista, casas de sucos e a Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), onde são compradas pelo feirante", explica Vieira.
Além do aspecto econômico, o agrônomo estudou, no laboratório da Pesagro-Rio, fatores como porcentagem de polpa, peso, tamanho, diâmetro, coloração externa e interna, aroma, incidência de pragas e doenças, produtividade, acidez e açúcares. Ou seja, a base genética destas frutas. O material tem sido usado para auxiliar diversos trabalhos. "Na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), por exemplo, estão usando essas informações para ajudar nas pesquisas de melhoramento de frutos e combate a pragas e doenças", explica o agrônomo.
Pesquisa verificou a existência de um mercado garantido para jabuticaba e sirigüela
Com base em suas conclusões, Alcílio Vieira aconselhou a introdução e plantio do durian, cujas variedades americanas já são plantadas no Brasil. "Também verificamos a existência de um mercado garantido para a jabuticaba e a sirigüela, cujas épocas de concentração ocorrem em setembro, outubro e novembro", diz. O agrônomo constatou ainda a importância de se introduzir e selecionar novas variedades de romã, carambola, abiu e jambo no comércio local.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes