A diretoria da Fundação anunciou na sexta-feira, dia 1 de junho, o lançamento de três editais: Cientista do Nosso Estado, com 70 bolsas; Jovem Cientista do Nosso Estado, também com 70 bolsas; e Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro, que conta com um orçamento de R$ 1 milhão. Este último, ainda inédito, surge como forma de reafirmar o compromisso, por parte do governo do estado, de apoiar pesquisas que resultem em ações positivas para a população fluminense. As inscrições para os três programas poderão ser feitas on line, via InFAPERJ (veja reportagem nesta edição), e o prazo de submissão de projetos se inicia no próximo dia 11 de junho.
No mesmo dia, a Fundação passou a disponibilizar em seu site a nova versão do Manual de Bolsas e Auxílios. Por enquanto, o manual está somente on-line. Sobre o recém-criado Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, o presidente da Fundação, Ruy Marques, explicou que o objetivo foi "lançar um edital bastante livre, visando ao despertar de idéias, por parte dos pesquisadores, que possam contribuir para mostrar à nossa população a relevância e a aplicabilidade de parte do que vimos produzindo".
Segundo Marques, a concessão de novas bolsas para os outros dois editais é uma forma de procurar atender as necessidades da comunidade científica. Como ficou constatado após a avaliação dos resultados da edição 2006 do programa Cientista do Nosso Estado, havia uma demanda altamente qualificada de projetos que não pôde ser beneficiada naquela ocasião.
Já o Jovem Cientista do Nosso Estado surgiu a partir da percepção de uma lacuna entre os programas Primeiros Projetos e Cientista do Nosso Estado. E foi criado como forma de contemplar pesquisadores que tenham até 10 anos de doutoramento e importante produção científica.
Como salientou o presidente em sua mensagem aos pesquisadores, esta será a primeira vez em que o processo de inscrição para os três editais será feito através do sistema InFaperj. Até então esse recurso só havia sido usado para as inscrições do programa Bolsa Nota 10. A partir de 1 de julho, todas das solicitações e avaliações de bolsas e auxílios, no programa básico (balcão), também passarão a ser realizadas on line. "Essa é uma facilidade há muito desejada, que vem recebendo grande incentivo por parte de nossa diretoria e que propiciará, sem dúvida, maior transparência e agilidade ao julgamento dos projetos", concluiu.
Segundo o cronograma divulgado, as propostas para concorrer ao edital Cientista do Nosso Estado poderão ser submetidas, on line, até 13 de julho. A divulgação dos resultados será feita a partir de 21 de setembro e o início de vigência das bolsas é 1 de outubro. Para o programa Jovem Cientista do Nosso Estado, a data de encerramento de inscrições é dia 20 de julho. A divulgação dos resultados será feita a partir de 21 de setembro e o início de vigência das bolsas será também a 1 de outubro. Para o edital Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, o cronograma define o dia 3 de agosto para encerramento de submissão de propostas; 14 de setembro para divulgação dos resultados e 1 de outubro para início da contratação dos projetos.
Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes